2. Esfolie a pele
A esfoliação semanal da pele é importante para desobstruir os poros, eliminar as células mortas e estimular a produção de colágeno. Isto é, ela deve fazer parte da rotina atual de beleza.
Mas entre os cuidados com a depilação a laser, ela ocupa um lugar especial. Isso porque impede que os pelos encravem antes do procedimento — o que facilita a destruição dos folículos pilosos.
O ideal é fazer uma esfoliação bem suave na área a ser depilada pelo menos três dias antes do laser. No entanto, tenha cuidado para não pesar a mão e deixar a pele muito sensível.
3. Fique longe da cera quente
Um dos principais cuidados com a depilação a laser é evitar qualquer coisa que perturbe os folículos pilosos.
Isso significa que, pelo menos um mês antes de começar o tratamento, você deverá suspender o uso da cera quente e de outros produtos depilatórios que danificam a raiz dos fios.
De novo, o alvo dos feixes de luz é a melanina — a raiz deve estar presente nos folículos para que o laser possa identificá-la e destruí-la.
Durante o tratamento é permitido apenas o uso de lâmina de barbear, e é obrigatório raspar os pelos da área a ser tratada de 12 a 14 horas antes de cada sessão.
4. Suspenda o uso de ácidos nas áreas tratadas
Os ácidos, presentes em muitos dermocosméticos para clareamento, afinam e alteram a coloração da pele, deixando-a mais sensível.
O ideal é conversar com o dermatologista que receitou o ácido sobre a possibilidade de suspender o uso por um tempo.
Nos casos dos tratamentos para acne com ácidos e outros medicamentos fortes, o profissional deverá ponderar o que será mais vantajoso e seguro para o paciente: concluir ou suspender o tratamento para dar início ao novo procedimento.
5. Use roupas leves
O laser tende a deixar a pele um pouco sensível. Portanto, é legal evitar roupas grossas ou apertadas — o atrito na região tratada pode irritar mais ainda a pele e causar manchas.
Na primeira semana após o tratamento, dê preferência aos tecidos leves e de fibras naturais, como o algodão. Evite os sintéticos, que dificultam a respiração da pele.
6. Aplique compressas de gelo
É comum as peles mais sensíveis apresentarem vermelhidão e inchaço nas áreas tratadas, que podem durar poucas horas ou dias após o tratamento. A sensação é como se houvesse uma leve queimadura solar.
Para aliviar a ardência e o desconforto, o paciente pode aplicar gelo em intervalos de quinze a vinte minutos durante as primeiras horas logo após a sessão.
Se a vermelhidão ou o inchaço persistirem, o gelo pode ser usado em intervalos de quinze minutos, de três a quatro vezes ao dia, durante dois ou três dias.
Avise ao profissional se você usa algum dermocosmético na área tratada — ele poderá orientar se deve esperar alguns dias antes de retomar o uso.
7. Use protetor solar
A exposição solar direta deve ser evitada por, pelo menos, quatro semanas após o tratamento. Se não for possível, certifique-se de cobrir a área com roupas leves e usar um filtro solar com fator mínimo de proteção 30.